domingo, 25 de abril de 2010

Corpo de Jurados para Escolas do Grupo Especial tem alto nível



O Corpo de Jurados para as Escolas do Grupo Especial são de alto nível. Os quesitos avaliados são nove: samba enredo, bateria, fantasia, evolução, enredo, harmonia, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, e alegorias.

O jurado do samba enredo é Valter Leopoldo Domingues, o Pavão, que é amante da música, 12 vezes campeão em Samba Enredo de diversas agremiações Carnavalescas do Estado do Rio de Janeiro. Leopoldo é compositor e intérprete de festivais de MPB e teve passagem marcante como compositor da Unidos do Viradouro.

O jurado do quesito bateria é Walmir Moreira Araujo, personalidade do samba carioca que atuou por 27 anos como ritmista da Mangueira, escola que atuou por seis anos como diretor administrativo da ala de Bateria.

No quesito fantasia a jurada é Maria José Paulino da Silva, a professora Maria José, estilista, figurinista, que foi destaque em carnavais carioca. Ela é empresária da alta costura, conhecedora atuante de bordados; comanda um atelier de Escola de Samba, tem formação universitária, admiradora das  artes plásticas e autora de várias fantasias premiadas no Carnaval do Brasil.

Para julgar a evolução, está na Passarela do Samba, Dalvino Costa, a sambista da Mangueira, Madalena Beirão Castro Alves, a Madá Pérola do Samba. Ela é profunda conhecedora do quesito evolução por ser sambista atuante há décadas  na escola do coração. Considerada personalidade eterna do Carnaval, Madá é a madrinha da Festa Os Melhores do Carnaval – Opinião Popular.

Para julgar o enredo quem avalia os temas é o professor e carnavalesco Luiz Aguiar, autor de enredos de diversas escolas de samba do Rio de Janeiro. O professor Aguiar, como é conhecido no Carnaval carioca, é professor e bacharel em Ciências, e atua como jurado em escolha de enredo e samba enredo e já desfilou pela Acadêmicos do Salgueiro.

Na harmonia julga Maurício Ramos da Silva, o Mauricinho da Harmonia, que tem passagem pela equipe de Harmonia da União da Ilha, Estácio de Sá e Portela. Ele é ex-diretor  da ala Vamp da Escola de Samba São Clemente e foi um dos organizadores da Festa da Amizade do Carnaval do Rio de Janeiro.

O mestre Cícero, carnavalesco Cícero Almeida, está na passarela do Samba Dalvino Costa para julgar  mestre sala e porta-bandeira  das Escolas do Grupo Especial. Ele é orientador e apresentador de casal de mestre sala e porta-bandeira e porta-estandarte, coreógrafo e diretor do grupo de dança Renascer. Ele é aderecista e já desfilou na Acadêmicos do Salgueiro, presença forte no Festival de Parintins, na Amazônia.

A jurada para a Comissão de Frente é Daniele Baba Moreira, a Dani, corógrafa responsável por coreografias da ala show de várias escolas de samba no Rio. Ela é coreógrafa em musicais, modelo fotográfico. Foi eleita Miss Amizade e Rainha do Carnaval da Banda da Alegria, e participou de desfiles da Unidos de Vila Isabel e Estácio de Sá.

Para julgar alegorias, está na avenida o alegorista Jorge da Silva, o Jorginho. Ele é profundo conhecedor de artes plásticas, e atua como diretor de efeitos alegóricos, escultor, decorador, e tem vasta experiência como diretor de Carnaval. É consagrado compositor, e atua como jurado em desfiles de Escolas de Samba e já figurou entre os melhores finalistas da Unidos da Viradouro, por ser uma artista plástico conhecedor de todos os quesitos de uma Escola de Samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário